4 de junho de 2010

Romarias.


Na foto um baile improvisado durante a romaria (1915)

«A romaria do senhor de Matosinhos, que se realisa nas proximidades do Porto, em local pouco distante do mar e embrenhado em uma pitoresca mata, é uma das mais concorridas do Norte. Os seus folguedos duram tres dias, durante os quaes os comboios, automoveis, carruagens, emfim, todos os meios de transporte, incluindo as gericadas deixam ali milhares de pessoas que se entreteem bebendo, comendo, dançando, em suma, gosando a vida no que, no seu entender, ela tem de aprazivel e belo. N'esta romaria consomem-se milhares de almudes de vinho e o santuario do Senhor de Matosinhos costuma receber algumas arrobas de cera de "promessas", fóra o dinheiro que enche as caixas colocadas na egreja.»

Da revista Ilustração Portuguesa, n.º 486, 14 de Junho de 1915.

1 comentário:

  1. Ai..já me estou a imaginar no meio desta festança!..:) "...bebendo, comendo, dançando, em suma, gosando a vida no que, no seu entender, ela tem de aprazivel e belo". Nem mais! :)

    ResponderEliminar

A Democracia exige Responsabilidade individual. Nicks, anónimos ou mensagens insultuosas demonstram faltam de auto-estima, comportamentos associais e incapacidade de lidar com a opinião alheia e, como tal, não serão publicados.