15 de outubro de 2009

Os Rostos da Verdade.




Depois de ter terminada a interessante exposição sobre os "Rostos de Afonso Henriques", organizada pela Fundação Martins Sarmento, em Guimarães, sugiro a visita ao blogue daquela instituição para ficarmos a conhecer as faces do Fundador. Todas elas são verdadeiras. Traduzem um espírito e uma convicção que ficou patente na memória e na historiografia ao longo dos séculos. Através delas podemos, pelo menos, olhar Afonso Henriques de frente, nos olhos. O mesmo não se pode dizer da certeza da leitura de certos documentos e, muito menos da sinceridade dos seus leitores. É tão fácil perdermo-nos no labirinto das palavras, sobretudo quando somos cegos de soberba e tomamos o Minotauro como nosso guia.

2 comentários:

  1. Não é um comentário Nuno mas uma pergunta.Existe algum "rosto de morte"? costume antigo para perpetuar o verdadeiro rosto após a morte...ou são rostos vivos os que aqui nos apresenta(metafóricamente ou não)...

    ResponderEliminar
  2. As máscaras funerárias, feitas sob o corpo morto, não se aplicam a D. Afonso Henriques. Estas imagens são todas hipotéticas.

    ResponderEliminar

A Democracia exige Responsabilidade individual. Nicks, anónimos ou mensagens insultuosas demonstram faltam de auto-estima, comportamentos associais e incapacidade de lidar com a opinião alheia e, como tal, não serão publicados.