20 de junho de 2009

Dos Diários.


Imagem retirada daqui

Para que serve um diário? para adolescentes confusas mapearem o caminho até à libido? para intelectuais dolentes grafitarem frases avulsas de viagens íntimas (escancaradas)? Seja qual for o uso que se lhe dá, um diário é a melhor das armas e o maior dos medos. Saber que alguém conta os seus segredos e os dos outros, com a impunidade de um gesto pelas costas chega a ser delicioso. Obscenamente delicioso. Adoro diários. Sobretudo lê-los (os dos grandes escritores, claro). Não escrevo regularmente anotações pessoais suficientes para chegar a construir a que possa chamar "diário". Mas tenho as minhas notas. E às vezes (confesso, confesso...) penso o quão bom seria se aquelas páginas se soltassem. Porque há pessoas que vivem uma alegre fantasia perante os outros. Julgam que ninguém sabe, julgam que ninguém sonha e, afinal de contas, já todos leram os diários uns dos outros. O diário é apenas um exercício, sem garantia de confidencialidade. Basta ler Sebastião da Gama ou Miguel Torga - nós não somos os voyeurs, eles é que o são.

5 comentários:

  1. ah! se eu não pudesse escancarar o que me vai na alma...mesmo fingindo quase tudo...
    mesmo exagerando quase nada...nos meus diários...quem me ouviria?
    Belíssimo post...e que ...foto...grafia...

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Mas...Nuno foi meu o comentário anterior...como seguiu anónimo? Eu...sempre desconfigurando a tecnologia...

    ACEITO O REPTO! por aqui me achar em casa condigna...não o fiz antes por que estava deserta...por razões mais urgentes mais prementes.
    Deixo-lhe um excerto de FERNANDO PESSOA

    NAVEGA DESCOBRE TESOUROS
    MAS NÃO OS TIRES DO FUNDO DO MAR
    O LUGAR DELES É LÁ
    NÃO TENTES DETER O VENTO
    ELE TEM ELE PRECISA
    CORRER POR TODA A PARTE
    AS LÁGRIMAS NÃO AS SEQUES
    ELAS PRECISAM CORRER
    NA MINHA, NA TUA EM TODAS AS FACES
    PROCURA! PROCURA SEMPRE O FIM DE UMA HISTÓRIA
    SEJA ELA QUAL FÔR...

    ABRAÇO MAIOR PARA O AMIGO NUNO

    ResponderEliminar
  4. ......nós não somos voyeurs, eles é que são?????

    bom, se preferes ver assim.... eu acho que somos todos um bocadinho voyeurs, se não não estavamos aqui a comentar o teu "diário" :)))) que, sem querer comparar-te com os classicos que referes, a mim dá-me igual gozo... mas tenho sempre a impressão disso.... que estou a espreitar pela fechadura :))))

    ps. a liiiiinda a Sé!!

    beij

    ResponderEliminar

A Democracia exige Responsabilidade individual. Nicks, anónimos ou mensagens insultuosas demonstram faltam de auto-estima, comportamentos associais e incapacidade de lidar com a opinião alheia e, como tal, não serão publicados.